Renault anuncia seu retorno à F1 como equipe para 2016



Nos últimos dias, soube-se que o anúncio da compra da Lotus pela Renault era iminente e finalmente, ocorreu nesta quinta-feira noite. O CEO da marca francesa, Carlos Ghosn, confirmou que eles vão retornar à Fórmula 1 com a sua própria equipe para a temporada de 2016. Em seguida, através de um comunicado da Lotus, as razões que os levaram a tomar essa explica decisão e os passos que se seguirão a partir de agora.

“A Renault tinha duas opções: regressar a 100% ou sair. Depois de um estudo cuidadoso e detalhado, decidi que vamos estar presentes na Fórmula 1 a partir de 2016. Os detalhes finais dos acionistas da F1 nos deu confiança para aceitar este novo desafio. A nossa ambição é vencer, mas sabemos que isso vai levar um certo tempo”, disso o presidente do fabricante francês, Carlos Ghosn, em um comunicado.

A Renault que foi campeã mundial de F1 em 2005 e 2006, sob o comando do grande espanhol Fernando Alonso, vendeu em 2010 a equipe para à Genii Capital, que acabou rebatizando o nome da equipe como Lotus, um nome vitorioso na história da F1. Entretanto não acabou acontecendo nesta década isso porque nesses 5 anos a equipe de Enstone conquistou apenas um vitória que foi com Kimi Raikkonen em Abu Dhabi na temporada de 2012, porém eles conseguiram terminar em 2012 e 2013 na quarta colocação do campeonato de construtores, e de 2014 para cá a equipe vinha atravessando um período de grande dificuldade financeira, onde neste ano Ecclestone precisou bancar o salário atrasado e até o almoço dos pilotos da Lotus em certa ocasião, a situação só não ficou pior porque a Renault resolveu comprar a Lotus.

A volta da equipe Renault como equipe na F1 acontece após certos problemas no relacionamento entre eles e a equipe Red Bull, que nas últimas duas temporada (2014 e 2015) não estão felizes com o desempenho apresentado pelo motor Renault.

No final de março a Renault já tinha admitido a chance de abandonar a F1 como fornecedor de motores.

Os franceses que não terão um dupla genial para 2016 pois vão contar com Pastor Maldonado e o estreante Jolyon Palmer como pilotos titulares.




Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário