Com a aprovação deste regulamento a Ferrari que iria fornecer motores de 2015 para a Toro Rosso em 2016 , já não poderá fazer mais isso. Além disso Ecclestone e a FIA vão ajudar a Red Bull nas negociações para terem um motor para 2016 já que a Ferrari e a Mercedes se negaram a dar um motor a eles.
De acordo com o artigo 23.5 do novo regulamento, “apenas unidades de potência que são idênticas à unidade de potência que foi homologada pela FIA pode ser usada em um evento durante as temporadas de 2016 à 2020".
Os regulamentos impedem assim que qualquer fabricante forneça motores com especificações deste ano para a próxima temporada, tendo de entregar às equipes clientes propulsores semelhantes aos que forem homologados até 28 de fevereiro.
É lógico que sempre haverá diferenças, seja pelo mapeamento do motor ou pelos combustíveis utilizados, campo que vem tendo grandes evoluções nos últimos anos, porém espera-se com isso que a categoria venha ter mais disputas ano que vem onde as equipes clientes possam bater de frente com as equipe principais.
A FIA lembra que o regulamento pode de ser alterado, embora apenas, como sublinha, “com o acordo unânime de todas as equipas inscritas no campeonato de 2016”.
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