FIA: O que pode e o que não pode, durante as comunicações via rádio


E com as novas regras de comunicação entre piloto e equipe, que entrará em vigor já no GP de Cingapura a FIA publicou uma nota nesta terça-feira, com uma lista, esclarecendo quais procedimentos poderão ser permitidos e quais não poderão, durante os próximos GPs.


Mensagens Permitidas:

- A confirmação de que a mensagem foi ouvida.
- Tempo de volta ou detalhe de um setor do próprio piloto ou a volta de um concorrente.
- Distâncias para um piloto durante os treinos livres e corrida.
- Mensagens avisando sobre o ataque e a permissão para atacar os carros rivais;
- Informação para o piloto diminuir a velocidade por conta do tráfego de carros em treinos livres e corrida;
- Dê a diferença entre os carros na  qualificação, a fim de melhor posicionar o carro para uma volta limpa.
- Aviso sobre furos no pneu.
- A escolha dos pneus para o próximo pit stop.
- Número de voltas que um concorrente tenha feito com um jogo de pneu.
- Tipo de pneu que o concorrente está usando.
- Indicação de um potencial problema com o carro de um adversário durante a corrida. 
- Informações sobre a estratégia do adversário. 
- Bandeiras amarelas, bandeiras azuis, implantação do Safety Car e outros cuidados .
- Janela de Safety Car (entrada e saída).
- Aviso sobre violações cometidas pelo piloto e seus concorrentes, por exemplo, cortar chicanes ou realizar toques com outros carros.
- Notificação de que o DRS está ativo ou não
- Como lidar com uma falha no DRS
- Mudança de posição da asa dianteira no próximo pit stop.
- Aviso sobre pista suja, com óleo ou detritos.
- Quando deverá entrar nos boxes
- Recomendações sobre os limites da pista
- Informações sobre o clima.
- Números de voltas restantes 
- Informações sobre o carro, se ele está danificado.
- Mensagens da direção de prova
- Instruções para troca de posição com outros pilotos da sua mesma equipe.
- Instruções para ir aos boxes e abandonar a corrida.

Mensagens Não permitidas:

- Detalhes do tempo de setor de um adversário ou dizer que ele está mais rápido ou mais lento naquele setor.
- Ajuste das configurações da unidades de potência e respectivos sistemas
- Ajustes de configurações da  caixa de marcha
- Informações sobre os níveis das baterias ou ajustes para dar mais performance.
- Informações sobre fluxo de combustível (a não ser se for pedido pela direção de prova)
- Informações sobre o consumo e economia de combustível.
- Informações sobre pressão de pneus ou temperaturas (só será válido à partir do GP do Japão)
- Mapeamento e ajuste de embreagem.
- Informação sobre o equilíbrio dos travões
- Aviso sobre o desgaste dos travões ou temperaturas (só será valido a partir do GP do Japão)
- Responder uma pergunta direta de um piloto, por exemplo: “Estou a utilizar o binário certo?”
- Qualquer mensagem que pareça ser codificada.
- Solicitação para mudança na configuração do diferencial.
- Dicas para aquecer os pneus no início das corridas.
- Seleção de configurações padrão do piloto ( exceto no caso de um problema claramente for identificado com o carro).
- Respondendo a uma pergunta direta de um piloto, por exemplo: "Estou usando o mapa de torque certo"? 

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