Ayrton Senna "O Rei de Mônaco"



Por 6 vezes, aquele que é considerado até hoje o melhor piloto da F1, cruzou a linha de chegada do Grande Premio de Mônaco na 1ª posição, Ayrton Senna efetuava corridas de arrepiar, dominava, lutava, mas também sentiu o desgosto do traçado mítico de Mônaco. Em Mônaco, Ayrton Senna foi ‘Rei’, em terra de príncipes.

O GP de Mônaco não era, certamente, o que mais agradava ao piloto brasileiro, mas isso não o impediu de construir seu reinado , conquistando 6 vitórias em 10 corridas pelas ruas de Monte Carlo , 5 pole positions e 3 voltas mais rápidas entre 1984 a 1993.

E acredito que as 2 maiores corridas que Ayrton Senna fez em Mônaco vão ficar marcadas na história , a primeira foi em sua estréia em 1984 com a Toleman , e a segunda foi em 1992 com a sua Mclaren que não era tão competitiva como foi nos anos anteriores.

GP Mônaco 1984 :

Em 1984 o GP de Mônaco era marcado pelas péssimas condições climáticas, isso fez com que a corrida fosse adiada por 45 minutos para que a chuva diminuísse, então a largada foi data Senna que largou na 13ª colocação efetuou uma prova de recuperação. Após 16 voltas Ayrton já ocupava a 3ª posição, vindo a ultrapassar o grande piloto Lauda a 3 voltas mais tarde, partindo de imediato a uma caçada a Alain Prost, que liderava com cerca de 30 segundos a frente. O piloto brasileiro ganhava segundos atrás de segundos, aproximava-se perigosamente de Prost . Mas na 31ª volta, o então diretor de prova, Jacky Ickx, decidiu interromper a corrida após os insistentes pedidos de Prost , assim Ayrton Senna teve que se contentar com o 2º lugar, mesmo sabendo que daria sim pra ganhar a sua primeira corrida na F1 naquele dia. E até hoje muito pilotos dão suas opiniões e muito afirmam que era possível prosseguir com a corrida naquelas condições.

GP Mônaco 1992 :

Em 1992, Nigel Mansell chegou a Monte Carlo com 5 vitórias nas primeiras 5 etapas do Mundial e tinha o favoritismo para vencer em Mônaco. Nos treinos classificatórios , Nigel Mansell conseguiu fazer a pole
position e Ricardo Patrese companheiro de Mansell na Williams ficou na 2ª posição enquanto Ayrton Senna conseguiu fazer apenas o 3º lugar , não era um resultado ótimo para quem queria vencer em Mônaco mas se tratando de Ayrton Senna tudo era possível. E foi o que aconteceu Senna na largada foi pra cima da Williams de Patrese e na primeira curva conseguiu fazer a ultrapassagem , assim apenas Nigel Mansell era o que dividia Ayrton da vitória , o leão conseguiu abrir 30s para Ayrton , porém na volta 70 a roda traseira esquerda de sua Williams se esvaziou , e ele foi obrigado a ir para os boxes , e acabou aproveitando para colocar pneus novos , quando Mansell volta a pista , ele acaba voltando atrás de Ayrton Senna com 5s atrás , mas não demorou muito para Mansell tirar toda essa vantagem e transformar aquela corrida em um show de pilotagem. 

Foi visto então , até o final da corrida uma verdadeira luta de tiãs , Mansell tentava de todas as formas passar Ayrton Senna , e o brasileiro lutava com unhas e dentes para se manter a frente do inglês , e foi assim até a bandeirada , a diferença dos dois foi de apenas 0,2s , Ayrton conquista a 5ª vitória em Mônaco e se igualava ao recorde de Graham Hill , onde seria batido pelo brasileiro em 1993.

Senna tentaria em 1994 conquistar a 7ª vitória em Mônaco , mas infelizmente há 15 dias antes da corrida que seria realizada em 15 de Maio de 1994 , Ayrton Senna morreria em Imola. Não seria mais possível voltar a ver aquele espetacular piloto dando um show de pilotagem naquele circuito desafiador.

Uma frase que combina com essas conquistas que esse grande piloto chamado Ayrton Senna conseguiu em sua carreira na F1.

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."




Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário