De ponta a ponta Nakajima vence em Suzuka na Super Formula



E na madrugada deste domingo (23) tivemos a primeira etapa da categoria japonesa, Super Formula, que teve Kazuki Nakajima como vencedor, o ex-piloto de F1, que largou na pole position permaneceu na mesma posição até a bandeirada. Nakajima que em nenhum momento da corrida chegou a ser ameaçado pelos seus rivais, mostrando assim um grande desempenho nesta primeira etapa da temporada. O piloto de 32 anos que não vencia na categoria deste 2015.

O início da corrida foi bem tranquilo sem nenhum acidente, Nakajima fez uma boa largada e já deste da primeira volta começou a se afastar de seus rivais, enquanto Naoki Yamamoto que largou na terceira colocação conseguiu ganhar a posição de Yuji Kunimoto e essa troca de posição foi mantida até a bandeirada com Yamamoto em segundo e Kunimoto em terceiro.

O atual campeão da categoria, Kunimoto, liderou o grupo daqueles que fizeram seus pit stop obrigatórios ainda no início da corrida que incluiu, Hiroaki Ishiura, Andre Lotterer, Yuhi Sekiguchi, Felix Rosenqvist e Pierre Gasly. Entretanto a estratégia não funcionou como o previsto já que na volta 23 das 35, Kazuya Oshima ficou parado no meio da pista, fazendo assim com que o safetycar entrasse. Com o safetycar na pista, Nakajima e Yamamoto foram os que mais se beneficiaram já que imediatamente foram para os boxes e conseguiram manter suas posições intactas sem qualquer ameaça.

Nakajima que durante a corrida toda teve um desempenho de invejar os rivais, assim que o safetycar saiu da pista, fez questão de imediatamente abrir na primeira volta uma diferença de 2s para Yamamoto e dai em diante foi só abrindo, terminando a corrida à 5s de Yamamoto.

A dupla da equipe Inging-Toyota, Yuji Kunimoto e Hiroaki Ishiura terminaram na terceira e quarta colocação.

Andre Lotterer companheiro de equipe de Kazuki Nakajima conseguiu segurar na parte final Koudai Tsukakoshi que vinha a menos de meio segundo dele e com isso terminou a corrida na quinta posição. Com o primeiro lugar de Nakajima e o quinto de Lotterer a equipe TOM'S-Toyota inicia o campeonato na ponta da tabela.

Daisuke Nakajima, irmão de Kazuki, que havia largou em nono conseguiu conquistar duas posições e terminar a corrida na sétima posição. Takuya Izawa terminou logo atrás fechando assim a zona de pontuação.

Kamui Kobayashi e Pierre Gasly que fecharam o top 10, tiveram uma boa disputa durante a corrida. O primeiro encontro dos dois foi na volta 13, quando Kobayashi havia feito sua parada nos boxes e trocado os pneus traseiros afim de ganhar aderência, porém ao sair dos boxes com os pneus frios foi difícil de segurar Gasly que vinha no embalo e não exitou em colocar seu carro lado a lado com o do japonês e dividir algumas curvas para ganhar a posição. Na volta 20, Kobayashi que já estava com os pneus aquecidos partiu para cima do francês e na chicane conseguiu superar o mesmo e assumir naquele momento a décima posição. Kobayashi que foi o piloto que mais ganhou posições durante a corrida foram ao todo 11 posições.  

Outro piloto que perdeu muito ao fazer o pitstop na parte inicial da corrida, foi o estreante Felix Rosenqvist, que largou na décima quinta colocação, após bater o carro na classificação, e terminou apenas na décima primeira colocação. 

Outros novatos na categoria não tiveram uma estreia muito boa como foi o caso da dupla da equipe Kondo , Kenta Yamashita e Nick Cassidy ambos campeões na Formula 3 japonesa, terminaram a corrida em décimo quarto e décimo sétimo. A corrida de Cassidy que acabou sendo comprometida pois precisou na parte final da corrida fazer um pitstop a mais, o que fez com que ele perdesse algumas posições.  

Jann Mardenborough, um nome já bem conhecido nos campeonatos de GT, foi de longe o pior estreante, isso porque faltando apenas 4 voltas para o final ele rodou sozinho na primeira curva e terminou na décima oitava colocação. 

A próxima etapa do campeonato será em Okayama no dia 27 e 28 de maio, em rodada dupla.




Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário