FIA retira 'regra Verstappen' para a temporada de 2017 da F1


E não é só nos carros que teremos mudanças nesta temporada, teremos também na pista, isso porque a FIA decidiu retirar a 'regra Verstappen' do campeonato deste ano, regra é basicamente para impedir que um piloto mude de direção durante as zonas de frenagem , manobra que Max Verstappen utilizou inúmeras vezes na temporada passada para se defender de seus adversário e que deu muito o que falar.

O descarta da regra, mostra que a FIA quer dar maior liberdade em disputas nesta temporada de 2017, o que de fato é algo muito bom. A FIA que havia implementado está regra devido às diversas reclamações feitas a respeito de como Max Verstappen movia sua trajetória nas frenagens para defender sua posição.

"Alguns dos incidentes que vimos no ano passado vão ser tratados de forma ligeiramente diferente, porque a chamada 'regra Verstappen' se foi", disse Charlie Whiting , diretor de provas da F1. 

Com isso agora apenas manobras potencialmente perigosas serão investigadas.

"Agora, temos uma regra simples, que é, se um piloto mudar sua trajetória de forma errática, ir desnecessariamente devagar ou se comportar de forma que possa colocar em perigo outro piloto, ai sim ele será investigo".

"Portanto, a regra agora é muito mais ampla e simples. A forma com que tínhamos que interpretar as regras no ano passado era para simplesmente dizer que, se um piloto mudasse sua trajetória durante as frenagens, teríamos que reportar aos comissários, porque as regras pediam isso"

Charlie Whiting também afirmou que o desejo de simplificar as regras foi das equipes, e que além disso a FIA disponibilizou um vídeo com incidentes da temporada passada, e que durante as corridas os comissários também terão vídeos de incidentes parecidos com os que ocorra na pista, para eles possam tomar decisões de forma ágil e correta.

"Este foi um pedido das equipes, que queriam menos investigações, com ações apenas para casos que houve claramente perigo. Tivemos ontem (22) uma reunião com todos os comissários e revisamos todos os incidentes polêmicos da temporada passada para ver como seriam as decisões com as chamadas novas regras".

"Não entrarei em muitos detalhes, mas foi muito interessante. Houve situações em que as coisas seriam lidadas de forma totalmente diferente. O que fizemos para ajudar foi introduzir um arquivo de vídeo, que permitirá com que os comissários instantaneamente consultem outros incidentes similares. "

"Eles serão classificados pelo tipo de incidente, por exemplo - 'causando uma colisão', clique, clique , acha seis acidentes como esse, e veja quais foram as decisões tomadas. Isso será capaz de dar aos comissários não só a oportunidade de serem mais consistentes, mas também de serem mais rápidos". 

Mesmo com tais mudanças, a regra que permite que o piloto faça apenas uma mudança de direção durante a defesa de posição continua em vigor.

Fonte: autosport.com
Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário