Aos 83 anos, morre John Surtees, único campeão na F1 e na MotoGP



Faleceu nesta sexta-feira aos 83 anos de idade, o ex-piloto , John Surtees, o único a ser campeão tanto na F1 quanto na MotoGP.

John Surtees que estava internado num hospital londrino desde fevereiro devido a problemas respiratórios. A informação da morte foi anunciada pelo Facebook da Fundação Henry Surtees, a qual recebe o nome do filho de John, Henry que acabou falecendo em 2009 devido a uma acidente na Fórmula 2 em Brands Hatch, quando um pneu acertou sua cabeça.


"É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso marido e pai, John Surtees.

John, 83 anos, foi internado no St Georges Hospital, Londres, em fevereiro, com uma condição respiratória existente e, após um curto período de tratamento intensivo, faleceu pacificamente nesta tarde. Sua esposa, Jane, e filhas, Leonora e Edwina, estavam ao seu lado.

John era um marido, um pai, um irmão e um amigo adorável. Ele também foi um dos grandes do automobilismo e continuou a trabalhar incansavelmente até os dias recentes com a Henry Surtees Foundation e o Buckmore Park Kart Circuit.

Lamentamos profundamente a perda de um homem tão incrível, amável e amoroso, assim como comemoramos sua vida maravilhosa. Ele estabeleceu um exemplo muito real de alguém que continuava trabalhando em seu pico e lutando até o fim.

Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários do St George's Hospital e do East Surrey Hospital por seu profissionalismo e apoio durante este momento difícil para nós. Obrigado também a todos aqueles que enviaram suas mensagens gentis nas últimas semanas.

Detalhes do funeral serão anunciados no devido tempo.", comunicou a família. 

Nascido em 11 de fevereiro de 1934, Surtees foi um grande piloto tanto sobre duas rodas quanto sobre quatro rodas. O britânico conquistou na motovelocidade nada mais nada menos que 7 títulos mundiais , sendo 4 títulos (1956, 1958, 1959 e 1960) na moto 500cc (atual MotoGP) pela MV Agusta e 3 (1958, 1959 e 1960) na extinta categoria 350cc, um total de 38 vitórias e 45 pódios em 51 largadas no mundial de motovelocidade.
Na F1, Surtees continuou mostrando o seu grande talento, e conquistou o campeonato de 1964 pela equipe Ferrari, além disso ele chegou a pilotar pelas equipes Lotus, Cooper, Lola, Ferrari, Honda, BRM, Mclaren e por fim correu pela sua própria equipe a Surtees Racing. Em 111 largadas que Surtees fez, ele conquistou 6 vitórias e 24 pódios. Até então John era o campeão mais velho da F1 vivo.

O britânico também foi campeão na primeira temporada da categoria Can-Am, com a sua própria equipe, a Surtees Racing.


Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário