Kunimoto conquista o título da Super Formula em Suzuka e Vandoorne fecha temporada de estréia com vitória



E como já estava previsto após os resultados de ontem na classificação , Yuji Kunimoto conquistou o título da Super Formula 2016, e sem precisar se esforçar muito neste fim de semana. Yuhi Sekiguchi que chegou a Suzuka como líder do campeonato acabou terminando o fim de semana com a terceira posição na tabela de construtores, após Andre Lotterer assumir a vice-liderança.

A primeira corrida como de costume nas rodadas duplas da Super Formula é sempre muito curta, com isso está primeira corrida em Suzuka teve apenas 19 voltas. 

Ishiura que largou na pole position acabou perdendo duas posição após a largada uma para seu companheiro de equipe ,Yuji Kunimoto e outra para Andre Lotterer que o ultrapassou por fora na primeira curva, enquanto isso o líder do campeonato, Yuhi Sekiguchi , que largava na décima terceira posição conseguiu ganhar 4 posições no começo da corrida e com isso subiu para o nono lugar.


As primeiras posição permaneceram até o fim com Yuji Kunimoto em primeiro seguido de Andre Lotterer e Hiroaki Ishiura. Enquanto na parte de trás Sekiguchi tentava ultrapassar Stoffel Vandoorne, e na volta 15 ele foi pra cima do piloto belga na chicane, mas acabou tocando o que fez com que o Vandoorne rodasse na pista e perdesse várias posições. Sekiguchi acabou sendo penalizado com 30s no seu tempo, assim terminou a corrida na décimo oitava colocação, enquanto a sua vítima, Vandoorne terminou a corrida na décima sétima.

O brasileiro João Paulo de Oliveira chegou na oitava colocação.

Ao fim da corrida 1, Kunimoto que foi o vencedor, conquistou 8 pontos e com isso abriu uma vantagem de 3,5 pontos para Sekiguchi, desse forma ele nem precisaria pontuar na segunda corrida para se tornar campeão, isso claro se seu rival não chegasse na segunda colocação que vale 4 pontos.


Resultado Corrida 1 - Suzuka:


A segunda corrida, diferente da primeira, foi mais longa com 35 voltas, com isso todos precisaram de fazer uma parada obrigatória para trocar pneus os mexeu muito com o resultado final.

Na largada Stoffel Vandoorne ultrapassou o pole position  Hiroki  Ishiura e dali não saiu mais até receber a bandeirada. O líder do campeonato, Kunimoto acabou caindo de terceiro para sexto lugar após Lotterer e Nakajima  pularem de quinto e sexto para terceiro e quarto.

Com as paradas obrigatórias muitos pilotos resolveram parar o mais cedo possível para depois não precisarem mais de se preocuparem com isso, o que foi que aconteceu com Nakajima e parou na segunda volta da corrida , e até metade da prova 10 pilotos já haviam feito suas paradas. Vandoorne e Ishiura que vinham em P1 e P2 , resolveram parar na volta 16, e graças ao bom ritmo dos dois eles conseguiram voltar à frente de Lotterer, entretanto o britânico tentou atacar Ishiura, que acabou se defendendo muito bem e mantendo a sua segunda colocação, naquele momento Lotterer se tornava o maior rival para Kunimoto.

Kunimoto assumiu a liderança da corrida provisoriamente já que ele não havia feito sua parada, e na volta 22, Takuya Izawa acabou vendo seu carro ter problemas o que fez com que o safetycar entrasse na pista, com isso Kunimoto resolveu fazer sua parada, porém de nada adiantou parar mais tarde que todo mundo, pois quando voltou para a pista estava na sétima colocação e a única coisa que podia fazer era se concentrar em marcar mais alguns pontos.

Andre Lotterer que vinha na terceira colocação e precisava vencer para conquistar o título, porém sabia que passar Vandoorne e Ishiura não seria nada fácil, então na volta 28 , Naoki Yamamoto acabou se envolvendo em um acidente com Narain Karthikeyan e teve que abandonar a prova, com isso o safetycar novamente entrou na pista e na relargada , Lotterer partiu pro tudo ou nada e ganhou a posição de Ishiura e foi pra cima de Vandoorne, mas o belga conseguiu segurar a pressão e cruzou a linha de chegada a menos de 1s do alemão, garantindo assim a sua segunda vitória na categoria.

João Paulo de Oliveira terminou a segunda corrida na quarta colocação e ficou com a oitava colocação no campeonato de pilotos.

Kunimoto que graças a Vandoorne conseguiu assegurar o título da temporada 2016 da Super Formula ficando a três pontos de vantagem de Lotterer que foi o vice-campeão.

Resultado Corrida 2 - Suzuka:



Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário