Carros Campeões da F1 parte 4 !!!


Na Década de 80, a F1 começou a se tornar  mundialmente popular, isso por conta das grandes disputas entre  grandes pilotos, Piquet, Mansell, Prost e o grande ídolo brasileiro Ayrton Senna. E graças a esses pilotos , as equipe Mclaren , Williams , a extinta Brabham nunca mais fora as mesmas , após grandes batalhas travadas seus pilotos , campeonato ganhos deixaram , elas (equipes) muito mais famosas .

 Em 10 Campeonatos Mundiais , 3 Campeonatos foram da Williams e 5 foram da Mclaren , e apenas 2 foram da Brabham ao qual o brasileiro Nelson Piquet conseguiu ganhar nos anos de 1981 e 1983 . 

Em 80 e 83 a Williams conseguiu vencer os dois campeonatos sendo o primeiro de Alan Jones e o segundo de  Keke Rosberg , foram campeonatos importantes para equipe Williams naquela época já que a equipe iria decair a partir de 84  e veria o domínio total da sua rival Mclaren, que ganharia o campeonato de  84 com Niki Lauda , seu último título na F1, e abriria passagem para um talentoso e calculista piloto , chamado Alain Prost que ganharia nada menos que 2 Campeonatos consecutivo e sendo o 3º Campeonato seguido que a Mclaren ganhava . Mas a equipe Williams fez uma surpresa em 87 e deu a Piquet a chance de se tornar tricampeão  mundial , no ano seguinte Piquet sairia da equipe Williams e iria para a Lotus.

1988 Foi o inicio de uma rivalidade que faria o mundo da F1 mudar completamente , isso por que Ayrton Senna sairia da Lotus para ir para a  Mclaren ao lado de Alain Prost que já tinha ganhado 2 campeonatos com a equipe Mclaren. Naquele ano a Mclaren tinha fechado contrato com a Honda , para que eles  fornecessem os motores.Ali então então a Mclaren sabia que tinha tudo que precisava para dominar um campeonato inteiro , com dois super pilotos e com um carro imbatível , ninguém teria tal poder de fogo para combater as Mclaren em 88.  A Mclaren e seus dois super pilotos conseguiram vencer 15 das 16 corridas do campeonato, e apenas uma única corrida Senna e Prost não completaram  naquele ano, eles também conseguiram fazer 10 pódios duplos onde só alternavam os lugares. 

Em 1989, tudo mudou na equipe, já que aquele jovem brasileiro chamado Ayrton Senna que chegava na Mclaren em 88 como uma promessa a longo prazo, acabou virando o piloto a ser batido nos anos seguintes pelo seu companheiro e rival Alain Prost. Ayrton começava o ano com um enorme favoritismo para ganhar mais um campeonato, no entanto 7 abandonos na temporada acabou dificultando seu bicampeonato, mas isso não  impediu de Ayrton chegar em Suzuka com a faca nos dentes para vencer e manter a chance de título em Adelaide última etapa do mundial de F1 daquela temporada. Porém Senna e Prost naquele domingo foram ao limite de suas rivalidade , isso por que na chegada da chicane, ambos de algum modo bateram  e assim  provocando o abandono imediato de Alain Prost, que viu seu companheiro de equipe  retornar a corrida e vencer, só que ninguém esperava que naquele dia a politica falaria mais alto, já que Prost era considerado o pupilo de Jean Marie Balestre,  não precisou de muito esforço para que Ayrton Senna fosse desclassificado por cortar a chicane quando voltou a pista . Assim Prost se tornou tricampeão e acabou indo para a Ferrari no ano seguinte , e assim acabou a famosa  "Dream Team" (Mclaren ,Honda , Senna e Prost) .


Campeão de 1980, Alan Jones / Williams FW07B




Campeão de 1981, Nelson Piquet / Brabham T49




Campeão de 1982, Keke Rosberg / WilliamsFW08





Campeão de 1983, Nelson Piquet / Brabham T52




Campeão de 1984, Niki Lauda / Mclaren MP4-2





Campeão de 1985, Alain Prost / Mclaren MP4-2B





Campeão de 1986, Alain Prost / Mclaren MP4-2C




Campeão de 1987, Nelson Piquet / Williams FW11




Campeão de 1988, Ayrton Senna / Mclaren MP4-4




Campeão de 1989, Alain Prost / Mclaren MP4-5




Share on Google Plus

About Raphael Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário